Tema 2018: Sustentabilidade

  • Home
  • /
  • Tema 2018: Sustentabilidade

O grande tema, norteador dos trabalhos em 2018

Em 2018 o tema que vai guiar os trabalhos do Fórum de Moda é a sustentabilidade.  Embora este seja um tema que já deveria estar presente em todas as empresas do Brasil inteiro – não só nas de Moda -, o Fórum de Moda vai iniciar um esforço de trazer à tona dados precisos acerca do impacto que a falta de planejamento de sustentabilidade nas empresas de Moda tem causado no meio ambiente.

Além disso, através da publicação de relatórios e da promoção de interação aqui na plataforma, profissionais de todo o país poderão buscar soluções conjuntas para esta falta de planejamento em sustentabilidade.

A Moda é a segunda indústria mais poluente no mundo, perdendo apenas para a petrolífera. No Brasil as estatísticas não mudam. Então, este é um assunto que deve ser tratado com a máxima urgência e com o máximo de dedicação.

A equipe do Fórum de Moda entende que diante da quantidade de recursos naturais disponíveis no Brasil, nossa indústria de Moda deveria ser modelo para o mundo, ganhando não apenas no quesito impacto ambiental, mas ganhando também em competitividade frente a outros mercados que dispõem de menos florestas e recursos naturais que nós. Estamos perdendo de todos os lados!

Precisamos fazer mais!

Sabemos que existem dezenas de iniciativas no Brasil que tem como mote a Moda Sustentável. Já podemos ver marketplaces que comercializam sobras de matéria-prima, como tecidos e aviamentos, para pequenos produtores. Há marcas de Moda que já nasceram utilizando somente tecidos com fibras e tingimento naturais. Há eventos e canais na internet que disseminam a informação gerada por essas iniciativas diversas.

Mas é preciso fazer mais. É preciso centralizar as informações e averiguar o real impacto que todas estas iniciativas estão tendo no meio ambiente.