Sobre

Sobre a plataforma Fórum de Moda

Compartilhar para fortalecer!

O Fórum de Moda tem este nome pois é um espaço permanente de compartilhamento de informações. O Fórum de Moda quer ajudar a conectar trabalhadores da Moda em todo o Brasil, além de pesquisadores, professores e estudantes.

Qual o objetivo disso? É bem simples! A troca de informações permite que haja um fortalecimento da cadeia, além da identificação de forças e fraquezas em todos os lugares onde a Moda se desenvolve. Assim, eventos adequados podem ser realizados de acordo com a disponibilidade ou até mesmo uma força tarefa pode ser direcionada para um local onde haja necessidade de apoio de profissionais mais experientes.

O Fórum de Moda vai se desenvolver em diversas frentes. A primeira delas é a plataforma forumdemoda.com. Nela todos terão acesso a  artigos, relatórios de tendências e de pesquisas de mercado, bureaus, fóruns de discussão, webinares, tutoriais e vídeos dos mais diversos. Além dos materiais que ficarão disponíveis, a plataforma vai abrir fóruns de discussão e promover a interação entre profissionais do país inteiro!

O acesso a todo este conteúdo se dará de maneira gratuita e mediante preenchimento de um cadastro. Este cadastro é muito importante pois ajudará a realizar um mapeamento preciso da cadeia de Moda nacional, algo que nenhuma entidade nacional conseguiu até o momento.

Conhecer o mercado para me beneficiar dele

Sim, é verdade! Nenhuma entidade – seja ela federação, instituto ou associação – tem a medida do real tamanho do mercado de Moda no Brasil. Isto porque para ser mapeado por um entidade é preciso que ou você seja associado desta entidade ou que você tenha CNPJ (podendo ser o CNPJ de MEI). Se você é um trabalhador autônomo ou um profissional de Moda que comercializa seus produtos e serviços diretamente com o consumidor final fica fora das estatísticas.

“Mas, por que estar mapeado ou dentro das estatísticas é bom para mim?”, talvez você esteja pensando.Não estar mapeado bloqueia você de oportunidades. Você pode ter um dom ou executar um serviço de primeira qualidade. Mas sem as conexões corretas com certeza você deixará de vender seu serviço. Ou talvez seu problema seja não ter acesso a ferramentas, como cursos de capacitação, para ajudá-lo a desenvolver este dom. Se houver uma real necessidade local, com um bom número de pessoas interessadas, um curso pode ser programado e realizado na região.

Oficialmente, existem 29 mil empresas de Moda no Brasil. Mas o número de negócios informais e profissionais é incalculável – pelo menos centenas de milhares! A Moda brasileira hoje recebe o suporte de 17 associações e elas não atuam em conjunto.

0

Empresas oficiais de Moda

0

Negócios não-oficiais

0

Entidades e associações

Captar dados em todo o país e fornecer conhecimento

O Fórum de Moda já tem a plataforma digital. Mas outras ferramentas já estão sendo preparadas.

Como nem toda a população brasileira tem acesso ao mundo digital, a equipe do Fórum de Moda vai iniciar a realização de uma série de eventos pelo Brasil, como Fóruns presenciais, bate-papos, cursos, palestras, workshops e webinares.

Estes eventos proporcionarão a intercâmbio de informações e experiência entre todos os profissionais, além de ajudar estudantes e pessoas interessadas a ingressar no mercado de Moda de maneira mais profissional e orientada!

Sustentabilidade

O Brasil poderia ser referência mundial no mercado impulsionado pela sustentabilidade. Não apenas na Moda, mas em qualquer outro tipo de serviço, produto ou segmento. Mas infelizmente não é! Temos a maior floresta do planeta, somos ricos em água potável e recursos naturais, mas somos péssimo exemplo no que se refere a descarte de resíduos da maneira adequada, consumo sustentável e outras práticas boas para a natureza.

A expectativa de diversos empreendedores e investidores no mundo era que a Moda brasileira refletisse a abundância de recursos naturais que o país tem. Isto não acontece porque estamos destruindo nossa natureza ao invés de preservá-la. Poderíamos mostrar ao mundo como o carinho por nossas florestas se reflete em produtos de Moda sustentáveis. Isto não é possível, no momento, pois não temos dados precisos do impacto que a indústria da Moda causa nas florestas brasileiras e quais os mecanismos que podem ser aplicados para evitar um desastre.

Mais uma vez a falta de informação é crucial para o mercado de Moda brasileiro.

Em síntese, o Fórum de Moda é:
-Plataforma online
-Evento presencial
-Canal de mapeamento do mercado nacional de Moda

>>>Imagem do editorial de Moda “Era uma vez no Calçadão de Osasco” | site Osasco Fashion
esquema-forum5